Ary Coelho

Nascido em 01 de julho de 1929, Ary Coelho tem sua história radicalmente transformada no ano de 1955 em Belo Horizonte, período em que as Assembleias de Deus, liderada pelo então missionário sueco Algot Svensson ganhava a capital mineira.

Ao lado de sua esposa Maria José, Ary Coelho decidiu-se por seguir a Cristo e juntos foram batizados nas águas, juntos batizados no Espírito Santo e juntos receberam de Deus a missão de realizar um grande trabalho.

Ary Coelho deixou um legado incomparável de trabalho no Reino de Deus. E foi trabalhando com o Pastor Anselmo Silvestre, de quem foi auxiliar e motorista por longos anos, Ary Coelho adquiriu experiências riquíssimas as quais traz consigo nestes 60 anos de ministério, entre os quais 43 foram dedicados a presidência das Assembleias de Deus – Ministério de Caratinga.

Convicto de sua chamada e seu bom desempenho na obra do Senhor, Ary Coelho foi separado para o Diaconato em 1958; Evangelista em 1961 e Pastor 1972. Pastoreou diversas igrejas na capital mineira, depois foi enviado a cidade de Paracatu, onde pastoreou por quase 04 anos, sendo transferido em seguida para João Monlevade. Ficou ali entre 1971 a 1975, vindo então para Caratinga.

Mais que um obreiro na seara do Senhor, Ary Coelho foi um verdadeiro desbravador. Quando visitava uma cidade, comunidade ou distrito e via que ali não havia templo das Assembleias de Deus, corria para construí-lo e enviava para tal localidade um pastor para dar prosseguimento ao trabalho recém-aberto.

No exercício de sua função pastoral, foram inúmeros irmãos por ele apresentados, batizados, casados e muitos separados ao santo ministério.

Graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus – IBAD (fevereiro, 1979), Ary Coelho sempre teve uma pregação simples e direta; alcançou o coração de muitos homens e mulheres dos mais diferentes níveis sociais. Nestes mais de 60 anos de ministério, Ary Coelho tornou-se “pai na fé” de muitos futuros cidadãos do céu, gerados por ele em Jesus Cristo.

Ary Coelho nunca mediu esforços para estar presente na obra, ele respirava Assembleia de Deus quase que 24 horas por dia. Hoje, a locomoção está mais fácil, mas foram inúmeras visitas a diversas congregações feitas a pé, de bicicleta e até mesmo de cavalo. Sua agenda e compromissos ainda são frequentes, e ele sempre encarou o ministério com responsabilidade.

Ary Coelho nunca teve ambições por riquezas ou por status e assegura que sempre viveu no patamar normal da vida de um cristão, desfrutando das bênçãos de Deus dentro da simplicidade. Sempre frisou que não precisa mais do que isso, e faz menção às palavras do apóstolo Paulo em 1ª Timóteo 6:8 como sua regra de vida financeira: “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”.

Não apenas na igreja, mas em todo lugar, Ary Coelho sempre tomou o cuidado para não fazer acepção de pessoas. Por causa dessa e outras qualidades, ele conseguiu conquistar o respeito e admiração não apenas dos fiéis, mas de pessoas que ainda não haviam confessado a Cristo.

Por sua efetiva contribuição à sociedade, Ary Coelho foi homenageado com diversos títulos. Vale destacar os títulos de Cidadão Honorário dos Municípios de Caratinga (1996), Santa Rita de Minas (2002), Bom Jesus do Galho (2005) e Pingo D’Água (2012). Ary Coelho também recebeu o Diploma do Mérito Constituinte, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em reconhecimento por sua colaboração no processo de elaboração da Constituição do Estado, promulgada em 21 de setembro de 1989.

Além de receber diversos diplomas de méritos Legislativos, no ano de 2010, Ary Coelho foi homenageado no Plenário Amynthas de Barros com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal da capital mineira.

Sempre que recebia uma homenagem, Ary Coelho fazia questão de agradecer e reconhecer que tudo é graça de Deus. Frequentemente em suas entrevistas, ou quando recebia elogios por causa do trabalho que desenvolvia frente à igreja, respondia: “Não é que eu seja bom, bom é Deus!”. Seu coração sempre se recusou a “roubar” a glória que só pertence a Deus.

Assim como o fruto é determinado pela espécie da árvore, o ministério inteiro de um homem de Deus sofrerá a influência e será qualificado pelo tipo de homem que ele é!

Vale destacar, que por mais de 42 anos, Ary Coelho fez parte da Mesa Diretora da Convenção Mineira. Ary Coelho sempre foi muito estimado pelo ministério e por todos que o conheceram. Respeitado e admirado, é considerado um grande líder da Assembleia de Deus em Minas Gerais.

Em junho de 2018, Ary Coelho se tornou Presidente Emérito das Assembleias de Deus – Ministério de Caratinga, onde passou o cargo para seu sucessor, seu filho Elizeu Elias Ferreira Coelho, com um apoio amplo do ministério, onde o mesmo foi eleito por unanimidade.

Em 2019 Ary Coelho viu sua história virar livro e ser publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD). Uma biografia profundamente espiritual e íntima traçando sua jornada de fé e endossada por diversos líderes cristãos influentes como os pastores Silas Malafaia, Marco Feliciano, Geziel Gomes entre outros. A obra “Ary Coelho – Um Legado de Fé” foi lançado em julho daquele ano, durante as comemorações do seu aniversário de 90 anos.

É notório que Ary Coelho dedicou sua vida a servir Deus, literalmente, de todo o seu coração. Uma pessoa carismática e com visão além de seu tempo, exteriormente um homem simples, mas chamado por Deus para uma obra inigualável.

Em 15 de março de 2021, aos 92 anos de idade, Ary Coelho retornou para casa, saiba mais acessando o Obituário Oficial.