Introdução

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.

Em Caratinga (MG), conhecida como “Cidade das Palmeiras”, assim chamada por causa de suas majestosas palmeiras imperiais centenárias, a Igreja Assembleia de Deus, foi fundada em 27 de julho de 1937, através do soldado da Polícia Militar, Antônio Teixeira.

A boa notícia chegou a Belo Horizonte, onde as Assembleias de Deus eram lideradas pelo missionário sueco Algot Svensson, que tinha o trabalho de evangelização como uma de suas principais marcas, tanto é que ao receber a informação, Algot Svensson veio visitar Caratinga naquele mesmo ano, onde realizou um batismo e empossou o primeiro pastor presidente do campo, José Gonçalves de Oliveira.

José Gonçalves começou a desbravar o trabalho que ia crescendo, e em 30 de janeiro de 1942 lançou a pedra fundamental para a construção do primeiro templo, situado à Rua Princesa Isabel, 52. Aquela construção veio a ser inaugurada em 18 de julho de 1944, que também contou com a presença do missionário Algot Svensson, acompanhado de sua família.

Dois anos após a inauguração do templo, assumiu a presidência da igreja o pastor Geraldo Freitas, em 1946; depois, em dezembro deste mesmo ano, Benevenuto de Araújo tornou-se o presidente até o ano de 1948 e teve como sucessor Geraldo Sales.

Natural de Entre Rios, Geraldo Sales deu continuidade ao trabalho das Assembleias de Deus que estava em ascensão na cidade de Caratinga, apesar de ser uma época onde a perseguição aos evangélicos estava tornando cada vez maior.

Em 16 de outubro de 1975, com apenas 46 anos de idade, Ary Coelho assumiu a presidência das Assembleias de Deus Caratinga, um campo que já era de um tamanho expressivo, agora, ele teria que dar continuidade ao trabalho de seus antecessores.

Com a visão de ampliar cada vez mais o trabalho das Assembleias de Deus em Caratinga e região, sempre que se formava um novo bairro, ou quando recebia informação de algum vilarejo onde não havia chegado as Assembleias de Deus, pastor Ary Coelho procurava alugar um salão e enviava um obreiro para cuidar do devido trabalho.

O crescimento da igreja acontecia de forma maravilhosa, e isso não apenas em número de membros. Ary Coelho sempre foi conhecido por sua garra de abrir trabalhos, um verdadeiro desbravador. Foram inúmeros templos, congregações e casas pastorais construídos ao longo dos quase 43 anos pastoreando as Assembleias de Deus Caratinga.

Após 81 anos de sua fundação, no dia 13 de junho de 2018, o pastor Elizeu Elias Ferreira Coelho, foi indicado de forma unânime pelo ministério da igreja para assumir a liderança da Assembleia de Deus Caratinga.

Desde então o ministério está em expansão constante, no intuito de ser um ministério atual e relevante na sociedade, que consegue oferecer respostas às demandas das pessoas, atualizando-se sempre a fim de continuar movendo-se para o futuro e recebendo o novo de Deus.

Hoje, nossa história continua a ser escrita com missão obedecer ao “ide” de Jesus, levando a Palavra de Deus a todos os povos, e abençoando as famílias, por meio da ministração da palavra do Senhor.